© 2019 Pele Em dia

  • Facebook
  • Instagram
Buscar
  • Drª Andrea Oliveira

Guia sobre os mitos da beleza


Os mitos da beleza são bastantes debatidos, mas muitas pessoas ainda fazem algumas confusões, por isso separei as principais dúvidas para esclarecer:

1 — É PRECISO LAVAR O ROSTO VÁRIAS VEZES AO DIA

O sebo produzido peles glândulas sebáceas tem a função de lubrificar e proteger pele, quanto mais essa oleosidade é retirada mais estimula as essas glândulas a produzir mais sebo. O ideal é lavar 2 vezes ao dia, manhã e noite. Usar hidratantes e filtro solar que controlem a oleosidade.

2 — O SOL SECA AS ESPINHAS

A radiação solar tem um efeito anti-inflamatório que num primeiro momento dá a sensação de melhora da acne, mas dias depois essa mesma radiação estimula a produção de sebo piorando a acne. O ideal é sempre usar um protetor solar livre de óleo, oil-free ou em gel e se expor ao sol com moderação evitando o horário das 10 às 16 horas.

3 — PASTA DE DENTE SECA ESPINHA

A pasta de dente possui agentes que ressecam a pele e desidratam as espinhas dando a impressão de melhora, mas esse ressecamento leva a irritação da pele, pioram as espinhas e pode até causar queimaduras em peles sensíveis.

4 — ESPREMER ESPINHAS É BENÉFICO

O ato de espremer espinhas é prejudicial porque a acne é uma inflamação que contém bactéria e nossas unhas também, portanto, espremer as espinhas espalha mais as bactérias piorando e disseminando a inflamação, causando feridas e cicatrizes.

5 — HIDRATAÇÃO DO ROSTO É IGUAL À PELE DO CORPO

O rosto possui maior número de glândulas sebáceas sendo mais oleosa e o corpo mais seco. Deve-se usar hidratantes separados e específicos próprios para rosto e corpo.

6 — LAVAR OS CABELOS DIARIAMENTE ENFRAQUECEM A RAIZ

Lavar os cabelos mantêm o couro cabeludo limpo e uma boa higiene faz bem a saúde. O que pode enfraquecer a raiz são doenças como anemia, alterações do hormônio tireoideano, doenças auto-imunes , medicações. Tinturas, luzes e progressivas somente enfraquecem a raiz se causarem irritações, alergias ou queimaduras no couro cabeludo.

7 — DEPILAÇÃO COM LÂMINA ENGROSSA OS PELOS

Os pelos são mais grossos na base e vai afinando até as pontas, o que acontece é que a lamina corta os pelos mais próximos à base deixando a sensação de pelo mais grosso e espetado ao toque das mãos, porém, a lâmina não consegue aumentar o diâmetro do pelo nem sua quantidade.

8 — O GÁS DO REFRIGERANTE CAUSA CELULITE

O gás não faz mal nenhum a pele. O que piora a celulite é o açúcar que em excesso aumenta a gordura. Os refrigerantes zero açúcar contém maior quantidade de sódio que propicia a retenção de líquidos piorando também a celulite. A água com gás não faz mal a pele.

Ficou algum mito da beleza de fora? Compartilhe comigo e deixe nos comentários.

10 visualizações