© 2019 Pele Em dia

  • Facebook
  • Instagram
Buscar
  • Drª Andrea Oliveira

Foliculite – Causas, Sintomas e Tratamentos


A Foliculite é uma lesão semelhante a lesão de acne, que pode ou não ter pus, que se caracteriza por uma inflamação causada pela entrada da bactéria Stafilococos no folículo pilosebáceo, sendo que a bactéria causadora da acne é a Propionibacterium acnes.


Diferenças

Uma das diferenças está na localização do corpo : enquanto a acne (espinha) é mais comum no rosto, colo e tronco onde há as glândulas sebáceas , a foliculite aparece mais comumente nas costas, coxas, nuca, pescoço , nádegas e virilha onde há os folículos pilosos (por onde nasce os pelos), portanto, a foliculite não tem relação direta com a oleosidade.


Situações que podem desencadear a foliculite:

Depilação: Pelo encravado inflama e facilita a entrada da bactéria Picada de inseto: Ato de coçar a picada inflama facilita a entrada da bactéria.


Como evitar a Foliculite

Para evitar e/ou amenizar a foliculite é indicado fazer esfoliação corporal 1 (uma) vez por semana, evitar roupas muito justas e apertadas e usar roupas íntimas de algodão.


Tratamento

O médico dermatologista é o mais indicado para o diagnóstico correto e tratamento adequado para cada caso das foliculites e pseudofoliculites.


Dependendo da extensão das lesões é feito com antibióticos locais e ou orais específico para a bactéria causadora , sabonetes antissépticos, cuidados pré e pós depilatórios, roupas largas, manter as unhas aparadas e não “espremer” as lesões são medidas fundamentais para o sucesso do tratamento.


#pele #cuidadoscomapele #pelelinda #cuidados #tratamento #dermatologia

#maradona #estetica #beleza

2 visualizações