© 2019 Pele Em dia

  • Facebook
  • Instagram
Buscar
  • Drª Andrea Oliveira

Como cuidar da pele no inverno


Chega o inverno e junto com ele o frio , o clima seco e os banhos quentes agridem a pele levando embora o manto lipídico(camada de hidratação natural da pele) deixando-a opaca, desidratada, ressecada, áspera, com descamação, coceira e perda da elasticidade. Em casos mais extremos apresenta fissuras e rachaduras. A pele desidratada é mais suscetível à alergias e infecções.


A hidratação deve ser feita externamente, ou seja , com aplicação tópica de cremes ou loções específicas , e internamente ,ou seja, via oral.


Primeiramente, a hidratação e os cuidados com a pele ,em qualquer estação, deve-se começar por dentro, ou seja, ingerir 2 litros de água por dia e uma alimentação saudável.


Veja a seguir uma lista de alimentos que beneficiam a pele:

• Vitamina C: rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento. É encontrado em frutas como laranja, limão, morango, framboesa, tangerina e legumes como brócolis, repolho , dentre outros.

• Vitamina E: poderoso antioxidante presente nas nozes, castanha do pará e amêndoas.

• Soja: a pele possui receptores para isoflavona, substância presente na soja que evita o ressecamento e melhora a elasticidade da pele.


• Ácidos graxos poli-insaturados: age diretamente na produção de lipídeos responsáveis por manter a pele hidratada.Encontrado em peixes como atum, salmão e sardinha.

Evite alimentos gordurosos, industrializados, de alto índice glicêmico e excesso de açúcar. Os cuidados com a pele da face, do corpo e cabelos diferem um pouco , então , vamos abordá-los separadamente.


Cuidados com a pele do rosto

A pele da face pode ser seca , mista ou oleosa ,sendo as duas últimas mais comumente encontradas no Brasil. As pessoas com pele oleosa podem apresentar um aumento ainda maior da oleosidade no inverno, desenvolvendo ou piorando a dermatite seborreica(vermelhidão e descamação ao redor do nariz, sobrancelhas, barba e couro cabeludo-tema já abordado em outro post no peleemdia). Consulte um dermatologista para tratar a dermatite seborreica.


Lavar o rosto com água fria ou morna, pois a água quente estimula a produção de oleosidade.


Hidratar a pele do rosto escolhendo o produto de acordo com seu tipo de pele:

Pele seca: creme ou loção; Pele mista: gel-creme ou loção oil-free; Pele oleosa: gel ou sérum;


Os ativos mais indicados para hidratação da face são:ácido hialurônico,NMF(natural moisturizing factor ,ou seja , fator de hidratação natural), ácido ferúlico, vitaminas C e E, ácido lático, AHA(alfahidroxiácidos), coffeskin.

Demaquilante também deve ser escolhido de acordo com seu tipo de pele:

• Pele seca: creme de limpeza

• Pele oleosa: mousse ou gel

• Pele sensível: à base de água termal, ex: Purete Thermale 3 em 1 (da Vichy) ou Phisiologique (La Roche Posay).


Lábios: são mais sensíveis ao vento, frio e ao sol provocando descamação, formação de casquinhas¨ e até sangramento. Molhar os lábios com a saliva piora o ressecamento , pois a ph da saliva é mais ácido que o ph da pele , portanto agride as células do lábio.

Também não é recomendado puxar ou arrancar as ¨casquinhas¨ pois além de provocar sangramentos e feridas pode deixar cicatrizes permanentes. Os lábios necessitam de hidratação constante e pode-se usar formulações em cremes pastas com cera ,batons ,protetores labiais e gloss. Pode-se incluir os seguintes ativos nas formulações para lábios: NMF, desiskin e matrixil(firmadores), ceramidas ,glicerina.


O óleo de amêndoas puro pode ser usado para dormir. A manteiga de cacau não hidrata muito bem os lábios mas ajuda pois forma uma barreira protetora ,mas te que reaplicar várias vezes ao dia.


FPS: no outono e inverno, diminui a incidência da radiação UVB, responsável pela queimadura solar, mas a radiação UVA, responsável pelo envelhecimento cutâneo, permanece presente, portanto, o uso do filtro solar continua sendo item indispensável e deve ser usado um FPS 15 ou mais e reaplicar a cada 2 a 3 hs dependendo da exposição solar.

Neve: se você vai viajar onde tem neve a proteção solar deve ser intensificada, reaplicada e com fator 30 ou mais, pois a radiação solar produz reflexos na neve que atingem diretamente a pele podendo causar queimaduras.


Cuidados com a pele do corpo

• não tomar banhos quentes, prefira os banhos mornos, pois a água quente retira a oleosidade natural da pele.

• diminua o tempo no banho, seja mais rápido,a pele e o planeta agradecem.

• evitar se ensaboar demais e não bucha, pois também retira hidratação natural da pele

• optar por sabonetes neutros com ph compatível com a pele , a base de glicerina, com componentes hidratantes e hipoalergênicos e de cor branca e sem ou pouco cheiro. Lembre-se que quanto mais colorido e cheiroso ,maior quantidade de corantes e substâncias que ressecam mais a pele e com maior potencial alergênico.

• se tomar dois ou mais banhos por dia , ensaboar o corpo todo em apenas um deles. Nos outros, somente ensaboe as áreas de dobras da pele(axilas e virilhas),regiões íntimas e pés.

• aplicar hidratante logo após o banho e de preferência com a pele úmida.Secar bem as áreas de dobras e meio dos dedos dos pés e deixar braços, tronco e pernas úmidos.

• os princípios ativos mais indicados para uma boa hidratação da pele do corpo são:uréia(até 10%),glicerina,lanolina,ácido lático, lactato de amônio,óleo de amêndoa,óleo de semente de uva,óleo de macadâmia,óleo de abacate,óleo de calêndula, manteiga de karitê.

Mãos e pés: opte por formulações contendo uréia em altas concentrações(10 a 20%), lanolina,glicerina e manteiga de karitê.

Cuidados com os cabelos no inverno.


Usar shampoos com ph semelhante ao couro cabeludo (ph=5) para evitar irritações, hipersensibilidade e que mantém a propriedade dos fios.Se tiver dermatite seborreica(caspa) tratar com dermatologista e com shampoos específicos. Usar leave-in ricos em silicone, queratina, aminoácidos, manteiga de ilipê e FPS.


#pele #cuidadoscomapele #pelelinda #cuidados #tratamento #dermatologia

#maradona #estetica #beleza #pelenoinverno #inverno

4 visualizações