© 2019 Pele Em dia

  • Facebook
  • Instagram
Buscar
  • Drª Andrea Oliveira

Beleza Negra, você vai mudar os seus cuidados.


As donas de pele negra tem uma ajudinha da genética, naturalmente mais firmes e protegidas contra o sol, mas possui algumas particularidades.

O número de células que fabricam a melanina (os melanócitos) são iguais na pele branca e negra, mas as células da pele negra trabalham e produzem a melanina com mais velocidade e rapidez, deixando a mais resistente quanto ao fotoenvelhecimento causado pela radiação solar.

A quantidade de glândulas sebáceas também são iguais em pele branca e negra, mas o tamanho delas são maiores, conferindo uma maior propensão a oleosidade e com isso uma vantagem de apresentar um menor grau de envelhecimento.

Já a epiderme na pele negra é mais compacta, existe uma maior coesão entre as células deixando-a mais resistente às agressões externas , mas, ao mesmo tempo, diminui a capacidade de absorção de água e outros ativos, por isso a pele negra possui maior tendência ao ressecamento. Como consequência aparece manchas esbranquiçadas, tanto no rosto(oleosidade não é sinônimo de hidratação) quanto no corpo que levam a pensarem que são micoses de pele, mas são áreas ressecadas.

Para uma pele saudável listei algumas dicas que serão suas aliadas no dia a dia.

— Lavar o rosto. No máximo duas vezes ao dia, de preferência água fria com sabonetes específicos que removem a oleosidade. Evite buchas para esfregar a pele, recomendo usar produtos esfoliantes específicos para rosto e corpo pelo menos uma vez por semana.

— Hidratação Hidrate o rosto com produtos próprios para pele oleosa, com controlador da oleosidade, efeito mate e com antioxidantes com Vitamina C, E. Faça também a hidratação corporal diária após o banho com cremes dermatológicos com alto poder de hidratação.

— Proteção solar Utilize protetor solar com FPS 30 UVA/UVB 3 vezes ao dia, vale a pena investir um pouco mais nesses produtos.

— Ácidos A pele negra pode usar ácidos como retinóico, mandélico, glicólico em baixas concentrações.

Lembrando que ao fazer tratamentos estéticos, como limpeza de pele, botox, preenchimentos, ácidos e laser o cuidado com a pele negra tem que ser maior, devido à tendência a manchas, por isso recomendo sempre procurar profissionais capacitados.

Espero que tenham gostado das dicas e que ajude nos seus cuidados diários. Agora quero saber de vocês da beleza negra, quais produtos e como vocês cuidam da pele? Deixe seu comentário!


#pele #cuidadoscomapele #pelelinda #cuidados #tratamento #dermatologia

#maradona #estetica #beleza #biossance

9 visualizações