Entenda sobre o protetor solar

São substâncias destinadas a proteger a pele das radiações ultravioletas contra a queimadura solar e prevenir ou minimizar os efeitos deletérios tardios resultantes de exposições repetidas à luz solar como o envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Os foto-protetores são classificados em químicos e físicos.A maioria age quimicamente,absorvendo a radiação ultravioleta,principalmente o UVB. Os protetores físicos são substâncias opacas que refletem as radiações solares,protegendo a pele da luz visível e UVA também.O protetor físico é indicado para bebês a partir dos 6 meses de idade.São exemplos o óxido de zinco e dióxido de titânio.

Muitos protetores solares, hoje em dia, são combinados, possuindo agentes químicos e físicos na sua composição.

Protetores solares oleosos são causa frequente de acne, portanto, quem tem pele oleosa e/ou acneica deve usar protetor solar isento de óleo (oil-free) e não-comedogênico (não obstrui os poros evitando a formação de cravos). Protetores solares em gel deve ser reaplicado com maior freqüência pois saem com mais facilidade com suor e água.

Deve ser aplicado ainda em casa meia hora antes da exposição solar e reaplicado ao longo do dia,em caso de muita exposição prolongada,muita transpiração e natação ,a cada 2 horas.