Dicas para fazer limpeza de pele

A limpeza de pele é uma técnica eficiente e pode ser feita em todos os tipos de pele (oleosa, mista ou seca), mas as peles que mais se beneficiam com a limpeza de pele são as peles oleosas e mistas porque além de removerem células mortas , também removem cravos abertos (pontos pretos) e fechados (pontos brancos) e mílio (pontos brancos mais comum ao redor dos olhos com sebo duro cobertos por fina camada de pele que são retirados com agulha estéril). Nas peles secas a limpeza é feita com esfoliação seguida de hidratação.

A limpeza de pele não é indicada para peles muito sensíveis, com muita descamação ,que ficam vermelhas e irritadas com facilidade. Além disso, ao contrário do que se pensa, as espinhas amareladas não devem ser retiradas na limpeza nem espremidas em casa pois podem aumentar a infecção e agravar o quadro de acne, então, nestes casos o ideal é fazer um tratamento com um dermatologista e depois que as espinhas sumirem incluir a limpeza de pele como tratamento coadjuvante.

Gestantes podem fazer limpeza de pele, no entanto deve-se evitar produtos que contenham ácidos e evitar exposição solar após a limpeza, pois há maior risco de manchar a pele. Portanto gestantes devem tomar mais cuidado.

A frequência da limpeza de pele deve ser feita de 30 a 40 dias  pois tem que respeitar o período de renovação da pele. Pode ser feita em qualquer época do ano evitando fazê-la com a pele bronzeada e antes de ir à praia (poi a pele estará mais fina e sensível com mais chances de ocorrer irritações e manchas) e deve-se evitar tomar sol por 2 a 3 dias após a limpeza de pele. Lembre-se : o uso do protetor solar indicado para seu tipo dele é indispensável.

A limpeza de pele deve ser realizada por esteticistas com formação profissional. Dura em torno de 1h 1 1h30min e consiste nos seguintes passos:

  • Higienização: é feita uma limpeza com loções para retirar impurezas superficiais e maquiagem;
  • Esfoliação: é aplicado um sabonete esfoliante(com grânulos)que removem as células mortas;
  • Desincrustação: são aplicados cremes específicos que amolecem a superfície da pele para facilitar a retirada dos cravos;
  • Vapores: o rosto fica sob vapores ou máscara térmica por 20min para abrir os poros facilitando também a retirada dos cravos;
  • Extração: é a fase da retirada dos cravos.Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção.Os cravos brancos(comedões fechados)e miliuns são abertos com uma microagulha estéril para posteriormente serem removidos;
  • LED: o aparelho tem propriedades cicatrizante e antiinflamatória ;
  • Máscaras: primeiro é aplicado um gel antisséptico para evitar inflamações e contaminações .Sobre o gel é aplicado uma máscara escolhida de acordo com a necessidade de cada pele:máscara calmante,clareadora ou hidratante.Posteriormente,a máscara é removida com um tônico para fechar os poros e o procedimento é finalizado com um protetor solar de acordo com o tipo de pele.