Conheça mais sobre o que são as estrias

Caracterizam-se por uma degeneração ou rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele formada por colágeno e elastina (responsáveis pela elasticidade e tonicidade) que ocorrem por distensão exagerada da pele ou devido a alterações hormonais (puberdade, devido ao crescimento abrupto, obesidade e gravidez).

As estrias são lesões lineares, aspecto atrófico e superfície por vezes enrugadas. Inicialmente são avermelhadas ou violáceas. Nessa fase podem ser um pouco elevadas devido ao edema gerado pelo processo inflamatório podendo causar uma discreta coceira local. Após meses ,adquirem uma tonalidade esbranquiçada e com consistência frouxa.

O comprimento varia de milímetros até vários centímetros e a largura de 2 a 5 mm podendo chegar a 3 cm. Nos casos mais exuberantes deve-se ficar atento e verificar a existência de doenças associadas.

É mais frequente nas mulheres e acometem mais as nádegas, abdômen e mamas, já nos homens predominam no dorso, região lombossacra e axilas.

As estrias podem ser causadas pelo uso de corticóides orais, geralmente são mais grossas, mais escuras e em maior quantidade. O uso corticóides tópicos (cremes) também desencadeia as estrias, mais comum em virilhas e axilas decorrente da associação medicamentosa de corticóides com antimicóticos ou antibacterianos, cujo uso se faz por automedicação.